As Sessões Ordinárias são realizadas toda segunda-feira às 19h30min, as Sessões Extraordinárias e Audiências Públicas, é conforme a convocação.

Nossa História

 
SÍMBOLOS DO MUNICÍPIO
Os símbolos do Município de São João do Caiuá, Paraná, foram instituídos pelo Sr. Cláudio Pauka, digníssimo Prefeito Municipal, conforme a lei nº. 707 de 14 de junho de 1984.

São os símbolos de São João do Caiuá:
•    A Bandeira Municipal
•    O Brasão Municipal
•    O Hino Municipal

•    Bandeira Municipal

A Bandeira e o Brasão de Armas, executados corretamente. Vem dignificar o município. De conformidade com as regras Heraldistas, a Bandeira Municipal terá as dimensões oficiais adotadas para a Bandeira levando-se em consideração 14(quatorze) Módulos de altura, por 20(vinte) módulos de comprimento do retângulo. A Bandeira Municipal poderá ser reproduzida, sempre observando as medidas modulares. Como é de bom estilo em Vexilologia e Heráldica, ficará a Bandeira do Município de São João do Caiuá, Paraná, dentro da maior simplicidade, de maneira que qualquer criança em idade escolar possa desenhá-la e reproduzi-la.
A Bandeira Municipal de São João do Caiuá de autoria do Heraldista e Vexilologista Sr. Reynaldo Valaschi, nas formas da Heráldica Municipalista, será tecida em Gousset ficando a mesma no tamanho modular e oficial, pois o (retângulo) Bandeira Municipal em duas cores, sendo o retângulo maior em horizontal em cor vermelha (Goles), a cor branca (Metal Prata), retângulo em vertical, no qual está inserido o Brasão de Armas do Município ao centro. De conformidade com tradição da Heráldica Portuguesa da qual herdamos os Cânones e regras, a Vexilologia das Bandeiras Municipais obedecem aos estilos oitavados, sextavados, esquartelados, ou terçados, tendo por cores as mesmas constantes do campo do brasão, ostentando ao centro ou na tralha uma figura geométrica (o retângulo), onde o Brasão de Armas Municipal é aplicado. A Bandeira Municipal de São João do Caiuá obedece à regra geral, sendo por opção terçada em “Gousset”.

•    Brasão Municipal
             
O Brasão de Armas do Município no centro da Bandeira representa “O Governo Municipal”. E o centro do retângulo onde colocado o Brasão de Armas Municipal simboliza a “Cidade-Sede do Município”. O Brasão de Armas ao centro da bandeira Municipal, simboliza a irradiação do “Poder Municipal que se expande a todos os quadrantes do seu Território”.

 A cor vermelha (Goles) simboliza a conquista das terras através de árduas lutas armadas pelos desbravadores e colonos, pois os ocupantes das férteis terras eram habitados por indígenas das tribos dos “Caiuás”, os quais estão sediados no sudoeste do Estado de São Paulo e sul do Estado do Mato Grosso.  A cor branca (metal prata) simboliza a tranqüilidade que impera no território do Município e a paz e o respeito que reina na comunidade sanjoanense.

O Brasão Municipal de São João do Caiuá, de autoria do Heraldista e Vexilologista Sr. Reynaldo Valaschi, dentro dos termos e de conformidade. Da Enciclopédia Heráldica Municipalista é descrito em termos próprios da seguinte forma: O Brasão de Armas descrito neste artigo em termos próprios da Heráldica tem seguintes interpretações simbólicas.

 O Brasão clássico Flamingo Ibérico usado para representar o Brasão de Armas do Município de São João do Caiuá, tem sua origem francesa introduzida na Península Ibérica, por ocasião das lutas contra os “mouros”, passou a figurar nas famosas de domínio, sendo esse estilo herdado na heráldica Brasileira como evocativo da raça colonizadora e principal formadora da nossa nacionalidade.

A coroa mural que sobrepõe o campo do Brasão é símbolo universal de domínios que sendo em cor amarela (metal ouro), com oito torres, das quais apenas 5(cinco), são visíveis em perspectiva do desenho. Classifica a cidade representada na terceira grandeza, ou seja, “Sede do Município”. A iluminária em cor vermelha (goles), pelo significado da Heráldica, é condizente com os predicados próprios dos pioneiros, desbravadores e dos dirigentes da nobre comunidade. Em cima do campo do Brasão e abaixo da coroa mural, distintamente bem ao centro mesmo vemos uma “Flor de Liz” em cor (ouro metal) amarela que simboliza o padroeiro do Município “São João Batista”.

No primeiro quartel do campo do Brasão em abismo na cor azul (blue), simboliza todas as propriedades rurais existentes no território do município. No centro vemos uma estrela em cor branca (metal prata), que simboliza a grandeza suprema do município. Na parte superior do campo do brasão a Coroa Mural em cor amarela (metal ouro) é o símbolo da glória, do esplendor, da grandeza, riqueza e soberania: o esmalte preto (sable) simboliza a prudência, moderação, austeridade e firmeza de caráter. No segundo quartel do campo do Brasão à direita (a destra) vemos pequenos acidentes geográficos do Território Municipal, e um indígena da época da tribo Tupi-Guarani, “Caiuás”, que habitavam as terras férteis do Município. No terceiro quartel vemos em abismo em cor azul celeste, cor esta que simboliza a paz, amizade, justiça, nobreza, perseverança, zelo, lealdade, recreação e a formosura do céu ameno que cobre o território municipal. Em seguida em desenho, a figura de um desbravador, homem do campo, com um machado para baixo, simbolizando assim, a luta em prol da “Ecologia”, exemplificando a todos que o dever hoje é plantar árvores e não derruba-las, pois as árvores são as nossas maiores fontes de saúde e dureza do  rico ar que respiramos. Nos ornamentos exteriores, como suportes vivos do brasão de Armas do município à esquerda (o sinistra) do mesmo vemos ramos de algodão e milho, que representa a grandeza e a economia do município de São João do Caiuá. No listel em vermelho (goles), cor simbólica da dedicação, amor pátrio, audácia intrepidez, coragem, valentia, com a inscrição do nome do município de São João do Caiuá, ladeados pelos milésimos 1945 e 1955, dia, mês e ano da criação do Município, e a data 17 de dezembro de 1955, a data da Emancipação política e posse do primeiro Prefeito do Município de São João do Caiuá.
•    Hino municipal
 A regulamentação do Hino Municipal obedecerá em princípio a seguinte lei e o prescrito do decreto-lei nº. 4545 de 31 de julho de 1942 com relação do Hino Nacional.



Hino de São João do Caiuá

Quando os bravos pioneiros um dia
penetravam o antigo sertão
pressentiam ao sol fremia
uma augusta riqueza no chão
braços fortes, de heróicos gigantes
resolveram as glebas, com fé
e surgiu a esplendor, deslumbrante
o tesouro sem par do café.

Fé e labor, é o nosso lema
terra amada e ideal
segue avante o lindo emblema
para a meta triunfal
fé e labor no rumo teu
São João do Caiuá
astro de ouro que irrompeu
do mapa do Paraná.

Nossa origem de glória e beleza, 
perpetuada com honra será
pela história, que narra a nobreza
e a energia do audaz caiuá
nestes campos sagrados, outrora
pelos ritos da intrépida raça
ao trabalho da gente de agora
o futuro as estrelas se enlaça.

Na risonha e soberba paisagem
o algodão canta um hino de amor
transmitindo a florir, a mensagem
deste povo vibrante de ardor.
pelos vales, de um verde tão puro,
marcha firme do progresso viril
e o teu  nome projeta, seguro,
nova luz pelo céu do Brasil.


Maestro: Sebastião Lima